Autor | Mensagem |
---|
Mariana Admin
| Assunto: Re: fernando pessoa, excerto, Tabacaria Ter 23 Ago - 15:49 | |
| | |
|
| |
Patrícia B. ❃ Admin
Mensagens : 1223 O que pretendes ser? : leitor(a) Data de inscrição : 20/07/2011 Idade : 27 Localização : Portugal
| Assunto: Re: fernando pessoa, excerto, Tabacaria Ter 23 Ago - 16:14 | |
| mesmo mariana... descrição perfeita *.* | |
|
| |
Mariana Admin
Mensagens : 1757 Disposta a ser BetaReader? : Não O que pretendes ser? : escritor(a) Data de inscrição : 21/02/2011 Idade : 27
| Assunto: Re: fernando pessoa, excerto, Tabacaria Ter 23 Ago - 16:17 | |
| obrigada | |
|
| |
AnneMarie Admin
Mensagens : 896 Disposta a ser BetaReader? : Sim. O que pretendes ser? : escritor(a) Data de inscrição : 10/08/2011 Idade : 29 Localização : Uma terra que ninguém conhece...
| Assunto: Re: fernando pessoa, excerto, Tabacaria Ter 23 Ago - 18:20 | |
| Também não é bem assim, se bem que é a maior parte das vezes xD | |
|
| |
Patrícia B. ❃ Admin
Mensagens : 1223 O que pretendes ser? : leitor(a) Data de inscrição : 20/07/2011 Idade : 27 Localização : Portugal
| Assunto: Re: fernando pessoa, excerto, Tabacaria Seg 29 Ago - 17:26 | |
| ahaha pois é xD
(rir é a melhor solução..., acho eu) | |
|
| |
Mariana Admin
Mensagens : 1757 Disposta a ser BetaReader? : Não O que pretendes ser? : escritor(a) Data de inscrição : 21/02/2011 Idade : 27
| Assunto: Re: fernando pessoa, excerto, Tabacaria Seg 29 Ago - 19:41 | |
| ya tambem acho. Se nao nos rir-mos nao estamos felizes. ao menos encaramos a vida como uma aventura. | |
|
| |
Patrícia B. ❃ Admin
| Assunto: Re: fernando pessoa, excerto, Tabacaria Seg 29 Ago - 19:57 | |
| simplesmente é esse o objectivo... sempre nos esquece-mos dos problemas... | |
|
| |
Mariana Admin
| Assunto: Re: fernando pessoa, excerto, Tabacaria Seg 29 Ago - 20:13 | |
| yaa! smile girl! a vida é curta e enquanto estamos cá temos que a aproveitar!!! | |
|
| |
Patrícia B. ❃ Admin
| Assunto: Re: fernando pessoa, excerto, Tabacaria Seg 29 Ago - 20:47 | |
| tal como o teu ava hahaha | |
|
| |
Inês, Mars Admin
Mensagens : 68 O que pretendes ser? : escritor(a) Data de inscrição : 20/07/2011 Idade : 28 Localização : Coimbra
| Assunto: Re: fernando pessoa, excerto, Tabacaria Seg 3 Out - 19:28 | |
| Eu adoroooo Fernando Pessoa | |
|
| |
Patrícia B. ❃ Admin
| Assunto: Re: fernando pessoa, excerto, Tabacaria Qua 5 Out - 15:46 | |
| És tu e eu ines, é realmente uma grande paixão *-* | |
|
| |
Inês, Mars Admin
Mensagens : 68 O que pretendes ser? : escritor(a) Data de inscrição : 20/07/2011 Idade : 28 Localização : Coimbra
| Assunto: Re: fernando pessoa, excerto, Tabacaria Sex 7 Out - 21:45 | |
| Ele tem poemas tãoo lindos *-* | |
|
| |
ex-Special K
Mensagens : 9 O que pretendes ser? : escritor(a) Data de inscrição : 13/10/2011 Idade : 30
| Assunto: Re: fernando pessoa, excerto, Tabacaria Qui 13 Out - 22:33 | |
| Desculpem lá voltar depois de ter sido banida, mas eu acho que Fernando Pessoa rebolou no caixão. Ninguém aqui se sente como Fernando Pessoa porque Fernando Pessoa não é nada, ele é tudo! O tudo e o nada para ele são o mesmo.
Este poema aborda a temática do sonho/realidade e o sonho é sempre a intelectualização e o plano superior enquanto que a realidade é o mundo físico e imperfeito.
Este poema é uma gradação em todo si, reparem como a intensidade do que é sugerido pelo sujeito lírico aumenta.
Não sou nada. -> enquanto ser físico Nunca serei nada -> o nunca já sugere o infinito e o infinito é algo que só existe na intelectualização Não posso querer ser nada -> reparem agora aqui, que Fernando Pessoa já usa querer, e o querer já é um acto consciente, que já requer pensamento À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo. -> aqui o poeta já sugere ter toda a intelectualização do mundo.
Isto é uma gradação crescente, à medida que se avança na estrofe, o sujeito poético aumenta a intensidade do acto de pensar. Isto é uma elevação a um plano superior. Não sei se alguém aqui conhece a alegoria da caverna de Platão, é uma boa analogia para compreender. O poeta inicia a estrofe sugerindo que todo ele é empirismo (experiência física) e acaba a dizer que todo ele é racionalismo.
Na segunda estrofe, passa-se exactamente o mesmo.
Conquistámos todo o mundo antes de nos levantar da cama; -> antes do levantar / acordar vem o sonho, e o poeta alcançou o infinito no acto de sonhar / pensar / intelectualizar. Porque no pensamento não existem limites. Mas acordámos e ele é opaco -> voltamos ao físico, o mundo material é que é opaco porque é matéria e tem forma. Levantámo-nos e ele é alheio -> é alheio, o mundo material já é algo distante, sem interesse Saímos de casa e ele é a terra inteira, / Mais o sistema solar e a Via Láctea e o Indefinido. - o indifinido é o infinito. E o infinito, como já disse, é o pensamento.
Espero ter ajudado na compreensão do poema. Fernando Pessoa não é fácil de interpretar, mas quando se consegue interpretar é algo maravilhoso.
| |
|
| |
Mariana Admin
| Assunto: Re: fernando pessoa, excerto, Tabacaria Dom 16 Out - 15:59 | |
| ajudas-te bastante *-* ahaha eu apenas limitei-me a ler o poema...mas foi muito melhor quando explicas-te.... obrigada | |
|
| |
ex-Special K
Mensagens : 9 O que pretendes ser? : escritor(a) Data de inscrição : 13/10/2011 Idade : 30
| Assunto: Re: fernando pessoa, excerto, Tabacaria Dom 16 Out - 17:52 | |
| | |
|
| |
Patrícia B. ❃ Admin
| Assunto: Re: fernando pessoa, excerto, Tabacaria Dom 16 Out - 19:12 | |
| Obrigada pela explicação K Ajudou bastante na interpretação do poema. | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: fernando pessoa, excerto, Tabacaria | |
| |
|
| |
| fernando pessoa, excerto, Tabacaria | |
|